Uma Grande preocupação entre usuários de dispositivos móveis é a segurança de suas informações e dados, como senhas, informações pessoais, privacidade, entre outras, pois frequentemente vemos notícias de aplicativos maliciosos capazes de coletar estas informações e enviá-las para hackers em qualquer parte do planeta.
A empresa de segurança em dispositivos móveis, Bluebox, informou que descobriu uma grande vulnerabilidade no sistema operacional Android, que pode afetar 99% dos aparelhos que usam o sistema da Google.
A empresa afirmou que qualquer dispositivo Android que tenha sido lançado nos últimos quatro anos pode estar vulnerável a hackers que podem ler seus dados, obter suas senhas, e controlar qualquer função do telefone, incluindo o envio de textos, fazer chamadas telefônicas, ou ligar a câmera.
A Bluebox afirmou que isso é devido a "diferenças" na forma como os aplicativos Android são aprovados e verificados, permitindo que hackers possam modificar o código do aplicativo, sem alterar as assinaturas criptográficas do mesmo. Isso significa que um aplicativo - qualquer app - que parece perfeitamente seguro e legítimo, de uma loja de aplicativos, de um site qualquer ou de um produtor independente, mesmo sem más intenções, poderia realmente ter um código malicioso embutido.
A empresa disse que os detalhes do bug foram divulgados para a Google em fevereiro, e que a Google "notificou seus parceiros do sistema."
É sempre bom lembrar que baixar aplicativos em sites de downloads, computadores de amigos, ou qualquer outro lugar, que não seja a Google Play, ou as lojas homologadas pela Google, é um grande risco e uma atitude completamente reprovável. Mesmo que os aplicativos da Google Play possam estar com esta vulnerabilidade, ao menos sabemos que, assim que são descobertas, a empresa se empenha em resolver o problema rapidamente.
Eu vi no Phone Arena