terça-feira, 28 de maio de 2013

Livrando a memória do seu Android


Quem nunca se deparou com a mensagem de memória cheia do seu Android? Acho que cerca de 80% dos usuários de Android já tiveram esse problema.  Esse problema é ocasionado quando o seu celular está com bastantes aplicativos instalados na sua memória interna, algumas ROMs personalizadas dão a opção de escolher o destino do novo app.

Por conta de ver muita gente com esse tipo de problema resolvi fazer uma pesquisa para ajudar vocês que usam o sistema operacional de fabrica.  O tutorial abaixo foi feito em um Sony Xperia Play com o Android 2.3.4. Os resultados dos passos mostrados no tutorial podem variar conforme o aparelho e a versão do sistema operacional.

Para instalar apps direto no cartão SD, você vai precisar de:




Instale os dois programas no computador. Com tudo instalado e atualizado, é hora de preparar o celular.

1) Configurando o aparelho celular

Selecione o menu do seu Android, vá até “Configurações” e, em seguida, “Aplicativos”. Dentro dessa área, escolha a opção “Desenvolvimento”.




Aqui, você deve escolher “Depuração USB”. Com isso, você poderá incluir comandos para o Android diretamente do seu computador, contanto que o aparelho esteja conectado a ele via USB.


Feito isso, é hora de instalar os drivers do seu celular no computador. Caso você não tenha os arquivos de instalação, pode checar no site oficial do aparelho.

2) Enviando comandos para o Android


Com tudo conectado, vá até a pasta onde foi instalado o Android SDK. Geralmente, o endereço é o seguinte: C:\Program Files (ou Arquivos de programas)\Android\android-sdk\platform-tools.

Dentro da pasta, abra uma janela de prompt de comando segurando a tecla SHIFT e clicando com o botão direito do mouse. Você logo verá a opção para abrir a janela. Fazendo desta maneira, o endereço da pasta já será incluído automaticamente no prompt



Digite o comando “adb devices” na janela. Dessa forma, você poderá verificar se o seu celular está realmente conectado e disponível para a configuração. Se tudo der certo, você verá o código do aparelho nesta tela.

3) Configurando o endereço de instalação de apps

Agora que computador e celular estão conectados, é hora de realizar a mudança de endereço de instalação de aplicativos. Na janela de prompt de comando, digite o seguinte comando:

adb shell pm setInstallLocation 2

O comando deve ser incluído da maneira mostrada abaixo.



4) Revertendo a configuração

Caso você tenha interesse em deixar o seu celular com a configuração de fábrica, basta repetir tudo até o começo do terceiro passo. Em vez de incluir o comando “adb shell pm setInstallLocation 2”, inclua o seguinte:

adb shell pm setInstallLocation 1


O número 0 representa a função de instalação de novos apps na memória interna do celular, enquanto o número 2 representa a inclusão dos aplicativos diretamente no cartão de memória.

Eu vi no TecMundo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário